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Assessoramento Técnico

Assessoramento Técnico Oferecido

Oferecido às secretarias de educação, de saúde, escolas e universidades através de:

– Cursos de curta duração;

– Cursos de formação em temas que versam sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem;

– Cursos de atualização sobre educação inclusiva;

– Cursos para pais e professores;

Fundação Educacional do Pará

Na sexta – feira, 25 de junho de 1993 no Diário do Pará é anunciado: “ Está sendo realizado até hoje, o curso de Psicomotricidade, promovido pela Fundação Educacional do Pará, via Faculdade Estadual de Educação, dentro do projeto de contextualização pedagógica.

A finalidade do referido curso é de “oportunizar aos educandos de Pedagogia e aos profissionais de Educação da Faed, aquisição de conhecimentos na área de Psicomotricidade, de forma a facilitar sua instrumentalização técnico-pedagógica, visando a melhoria da prática docente e sensibilizar a comunidade acadêmica da FAED para a compreensão da importância do trabalho da Psicomotricidade como tarefa educativa, proporcionando oportunidades para reflexões e crítica sobre o assunto em questão”.
A psicóloga e psicomotricista, com formação francesa e pós graduada na área, Rosa Maria Prista Duarte, além de titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade e mestra em Psicologia Escolar , participa como monitora do curso.

Prefeitura Municipal de Rio Bonito

Saiu no Jornal Argumento, em setembro de 1994 a informação: “ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO PROMOVE I ENCONTRO DE PSICOPEDAGOGIA ”

Este foi um evento de parceria entre a Prefeitura e a Comissão de Educação do CRP-05 que na época contava com a colaboração das psicólogas Sonia Mendes, Fátima Caseiro, Ana Helena Moussaché e Valéria Coelho do Centro de Estudos da Criança do RJ. O evento discutiu sobre: “ Dificuldades de Aprendizagem. Como se Constrói a Inteligência na Criança?; “ O que é Psicopedagogia” ; “ A questão da produção do fracasso escolar – o professor como sujeito na sala.”

Em síntese o evento buscou repensar as diferentes práticas desenvolvidas na Educação de forma que cada profissional possa reestruturar seu trabalho com ética e cidadania.

Na avaliação final do evento o mesmo foi considerado de grande valia para o município.

Fundação Universidade de Blumenau

Em 1994 o Jornal da Furb- SC noticia: Encontro reúne educadores Sul Americanos

Profissionais e estudantes de Educação Física, psicólogos, médicos, árbitros, pedagogos do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Equador e Chile vão participar de 20 a 26 de julho do I Encontro Sul-Americano de Educação Física e Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau. Estão confirmados presenças de vários palestrantes do Sul do Brasil e países vizinhos. A promoção é da FURB, PAMERCO e FIEP…

Pamerco é um movimento apoiado pela Universidade de Buenos Aires. Congrega profissionais de várias áreas e significa” Para que o Mercosul não fique só no comercial”. Eles entendem que a integração dos países dever ser entendida para setores como cultura, ensino , pesquisa, etc.

Professor da Universidade de Blumenau, Sidirley de Jesus Barreto é coordenador do PAMERCO no SUL do país na área da Educação Física e um dos articuladores do Encontro Sul-americano que agendou palestras com autoridades do país e do exterior.

. “Superdotados” será o tema da palestra da psicóloga Rosa Maria Prista Duarte do Rio, diretora do Centro de Estudos da Criança e autora do livro “Superdotados e Psicomotricidade ( ed. Vozes, 2ª edição). Prista vai ainda ministrar o curso”Psicologia Educacional: uma abordagem psicomotora das dificuldades de aprendizagem….

Colégio Dom Bosco – Campo Grande

Mato Grosso do Sul

Em 8 de fevereiro de 1996 no Caderno D do Jornal “ Diário da Serra” é notificado a participação da professora Rosa M. Prista , representante do Centro de Estudos da Criança. “ Professores do pré à 4ª séries do Colégio Dom Bosco estão participando de um curso para inovar e tornar mais criativo o ensino

APAE-RJ

O Informativo Interno da APAE-RIO ( ano I ,Nº 4) notifica a realização do II Encontro Estadual das APAES do RJ, realizada na cidade de Itaperuna. Informa que marcou presença significativa nos cursos e conferências os seguintes cursos:

  • Psicomotricidade, um resgate da unidade do Ser – Rosa Maria Prista Duarte
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS

Exma Sra – Zilma Pacheco da Boa Morte

Coordenadora de Ensino de Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais e Gestora do Programa Educação Inclusiva – Direito à Diversidade – MEC

Agradeço o convite encaminhado para participação no Seminário sobre Educação Inclusiva. O melhor dia será 27 de setembro de 2005 no horário da tarde.

O tema versará sobre: DEFICIÊNCIA MENTAL AO ESPELHO. UM ESTUDO A PARTIR DA MOTRICIDADE HUMANA. O tema será desenvolvido com data show e dinâmica com a platéia.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS

Em outubro de 2003, a IMPRENSA FLUMINENSE, através de seu diretor de comunicação, Pherson Coelho notifica: “ Dia do Professor tem Jornada Pedagógica”.

O convite veio para a Dra. Rosa M. Prista abrir a Semana conferenciando sobre a Formação do Educador e sua vertente qualidade de vida foi assumida por estar terminando seu doutoramento nesta área. Na época foi desenvolvido com os professores algumas atividades dinâmicas de forma que vivenciando a experiência pudessem modificar padrões e buscar uma interiorização necessária às suas necessidades.

No mesmo dia o Grupo Artístico Poesia em Movimento apresentou seu espetáculo: “ Quadro Negro” que expressa a opressão que sentem os alunos frente a professores descontentes com a vida. Dra. Rosa M. Prista marcou que só podem levar o aluno a construir conhecimento os educadores que fazem esta construção em seu cotidiano. Nada adianta falarmos teoricamente de nenhum assunto se este não é experenciado como parte da vida do educador.

Na data de 22 de setembro de 2005 professores da Rede Municipal de Barra Mansa estiveram no auditório da Apae desta cidade para curso de capacitação sobre o tema: A desumanização do Ser nas Escolas de Educação Especial. Um estudo a partir da Motricidade Humana.

A idéia síntese era expor aos professores as idéias atualizadas sobre inclusão baseadas nos novos paradigmas científicos. Neste estudo o paradigma desenvolvido foi o holístico que está presente nas idéias da Ciência da Motricidade Humana.

Neste encontro foi desenvolvido um trabalho vivencial – teórico que permitiu ao professor refletir sobre sua própria intencionalidade antes de pensar a intencionalidade do outro. A palavra intencionalidade foi enfatizada em função de ser o ponto focal da tese de doutoramento e que transforma práticas mecânicas em práticas com autoria de alunos e professores. Os professores estiveram bastante disponíveis, atentos e reflexivos.Considerando que:

  • Para haver modificação de prática profissional o professor precisa vivenciar o que estuda e teorizar o que está praticando;
  • É preciso um tempo maior de forma que as informações possam ser processadas a partir de revisão de valores, atitudes e conceitos;
  • Mudar paradigmas – do cartesiano para o holístico exige uma íntima relação com nossas escolhas na vida;
  • Os estudos da ciência da Motricidade Humana assim como a prática de Piaget, Wallon, Vygotsky e Freinet exigem estudos teóricos de grande profundidade;

PROPOSTAS

Esta consultoria apresentou duas possibilidades de aprofundamento:

  • Curso de Formação com conteúdo voltado para as novas transformações educacionais. É um curso oferecido com o nome de Psicomotricidade Sistêmica, metodologia criada e utilizada por esta consultora para a promoção de desenvolvimento humano. Este curso poderia acontecer uma vez por mês no horário de 9 às 16 horas no Rio de Janeiro ou cidade de Barra Mansa.
  • Consultoria às equipes da Secretaria de acordo com as necessidades da mesma. Temas levantados pelos assessores desta secretaria: Distúrbios Invasivos, Deficiência Mental, Superdotação, Bloqueios na Aprendizagem . Este tipo de trabalho pode ser feito através de reuniões reflexivas mas também em cursos para modificação de paradigmas com carga horária mínima de 60 horas.

A segunda possibilidade foi aceita para desenvolvimento de um trabalho de seis meses podendo haver renovação para mais seis meses. Teve início em 13 de março de 2006 no horário de 8 às 16 horas.

OUTRAS INFORMAÇÕES SERÃO ENRIQUECIDAS AO LONGO DA CONSTRUÇÃO DESTA HISTÓRIA.

  • Estagio – Instituições convencidas

    Convênio estabelecidos com as seguintes Instituições:
    • - Universidade Veiga de Almeida
    • - Sociedade Educacional Fluminense
    • -Universidade Federal do Rio de Janeiro
    • - IBMR
    • - Universidade Castelo Branco
    • - Universidade Celso Lisboa
    • - Universidade Estácio de Sá
  • Fotos

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