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Escolaridade CEC

A pessoa portadora de necessidades especiais, ao contrário do que culturalmente se vivencia, é portadora de diferentes formas de linguagens, formas não verbais e verbais, formas inteligentes de intervir na sociedade que só pessoas comprometidas com a dimensão vida podem sentir, podem captar, podem intervir e portanto transformar…

A pessoa portadora de necessidades especiais muito tem a nos dizer de sua vida, de sua história, de seus sofrimentos, de seus prazeres, de suas capacidades, de suas tentativas de nos mostrar que construção de conhecimento se faz dialeticamente entre pessoas disponíveis não apenas racionalmente mas disponíveis a viver um novo século com valores autênticos, reais, dignos de uma existência com qualidade. Pessoas comprometidas em primeiro lugar com seu crescimento interior, com suas potencialidades e seus limites para depois se colocar disponível a atuar com o outro e captar a riqueza que habita dentro de cada ser humano em sua diversidade.

Um novo tempo se delineia e urge por pessoas éticas e comprometidas com o ato de transformar velhas e arraigadas estruturas em novos paradigmas… Nesta busca não queremos falar pelo outro. É tempo de cada um assumir sua parte no processo. É tempo de autoria de processo e …a pessoa portadora de necessidades especiais assume a autoria de sua história no falar, no tocar, no pintar, no construir, no dramatizar, no gestualizar Tendo seus próprios desejos satisfeitos com capacidade interna sentida, compreendida e significada a busca pelo meio, pelo outro de forma amadurecida e responsável é inevitável. Hora de ser cidadão!

Novos modelos, novas buscas, saída da tutela, da dependência para a cooperação, para o compartilhar que se faz no respeito e no direito do portador de necessidades especiais de operar sua vida não a partir do que pensamos ser bom para eles mas a partir de um processo construtor e artesanal de acompanhar para onde dimensiona sua vida, seus desejos, suas capacidades e portanto sua inteligência!

Desta forma o CEC convida para conhecer seus programas:

•  Escolaridade com vistas a integração no sistema regular de ensino;

•  Escolaridade especializada para pessoas portadoras de necessidades especiais quando não for possível inseri-la na escola regular;

•  Acompanhamento escolar;

•  Programa de Desenvolvimento clínico com vistas a resgatar a intencionalidade das pessoas portadoras de necessidades especiais;

•  Oficinas de arteterapia e musicoterapia com vistas a ampliação das linguagens expressivas;

•  Integração no grupo artístico: “ Poesia em Movimento”. Por Rosa M. Prista

  • Estagio – Instituições convencidas

    Convênio estabelecidos com as seguintes Instituições:
    • - Universidade Veiga de Almeida
    • - Sociedade Educacional Fluminense
    • -Universidade Federal do Rio de Janeiro
    • - IBMR
    • - Universidade Castelo Branco
    • - Universidade Celso Lisboa
    • - Universidade Estácio de Sá
  • Fotos

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