“Libertem as Crianças!”

HISTÓRICO

        Fundada em 1994 de fato, e em 1997 de direito, a ONG NucleRio, hoje denominada ” Libertem as crianças!”é uma associação sem fins lucrativos, de caráter educativo e literário que se propõe a releitura da Pedagogia Freinet à luz da Psicomotricidade.

        Se propõe a garantir os direitos das crianças e dos adolescentes que sofrem abuso físico, psiquíco e simbólico nas instituições sociais – FAMÍLIA – ESCOLA E DEMAIS AGÊNCIAS SOCIAIS.

        Iniciou suas atividades por convite de Flavianna Granzotto, doutora em Psicologia que trouxe as idéias de Freinet para o Brasil. Durante dez belos anos estivemos em sua companhia compartilhando momentos de grande construção. Sua presença entre nós findou em 2003 após o VII Encontro Nacional da Pedagogia Freinet em Blumenau quando o grupo do NucleRio denunciou a incoerência dos gestores do movimento Freinet que não estavam sintonizados com a humanização proposta por Freinet.

979728_576687502382299_1025324896_n(Flavianna Granzotto)

SUA MISSÃO

  • Difundir os conceitos científicos sobre a Pedagogia Freinet e Psicomotricidade a educadores, técnicos e pais;
  • Denunciar o atendimento precário oferecido a crianças e jovens.

Compreendemos atendimento precário como toda a situação e sofrimento físico, mental ou social que estejam contra os direitos da criança e do adolescente e nas descrições dos parâmetros curriculares nacionais, onde a livre expressão

do sujeito é determinante na construção de sujeitos criativos, críticos, sendo insuficiente à formação de alunos, mas sem o direito de formação de Homens.

QUEM FOI FREINET?

images

        Freinet, um educador ético, companheiro, politico e principalmente comprometido com as questões sociais. Acreditava que a Educação só acontece se estiver vinculada a transformação da realidade social. Foi assim na França e acreditamos ser também hoje no Brasil.

         Educar é criar a possibilidade do sujeito tornar-se CIDADÃO, reconhecendo seus direitos  e seus deveres. Com os quatro eixos pedagógicos: afetividade, comunicação, cooperação e documentação, o HOMEM se constrói e constrói a história da HUMANIDADE.

        Desenvolveu uma pedagogia voltada para a paz, para a solidariedade e acima de tudo, para a organização de um caminho comprovado cientificamente que pode ampliar potenciais; reverter fragmentações no desenvolvimento humano, ampliar aprendizagens, construir conhecimentos transformadores da realidade social.

        Muito mais técnicas, a Pedagogia Freinet é uma ação de intervenção social, modificabilidade da estrutura psíquica do sujeito, permitindo a este a possibilidade de autoria e construção de um conhecimento genuíno.

PROGRAMAS

  1. Manutenção do grupo: ” Libertem as crianças!”, ONG formada por jovens com altas habilidades;
  2. Atendimento Social (não gratuito) a crianças e jovens com altas habilidades em grupos operativos co visitas ao empreendedorismo. IDADES:      2 – 4 anos;             5 – 8 anos;             9 – 13 anos;             14 – 18 anos
  3. Atendimento às famílias dentro da metodologia “Psicomotricidade Sistêmica”;
  4.   Manutenção técnica da Escola de Autismo do Centro de Estudos da Criança;
  5.   Atendimento Social às famílias de pessoas com autismo em grupos operativos tendo como foco os processos mediadores;
  6.   Atendimento social (não gratuito) a pessoas com deficiência mental, auditiva, visual e sindrômica;
  7.   Programa de capacitação profissional à educadores através de palestras e encontros técnicos;
  8.   Feiras de saúde no bairro do Méier – semestral com informações científicas sobre saúde;
  9.   Manutenção da Escola de Pais mensal;
  10.  Manutenção do acervo FREINET do Rio de Janeiro.

 

 

  • Estagio – Instituições convencidas

    Convênio estabelecidos com as seguintes Instituições:
    • - Universidade Veiga de Almeida
    • - Sociedade Educacional Fluminense
    • -Universidade Federal do Rio de Janeiro
    • - IBMR
    • - Universidade Castelo Branco
    • - Universidade Celso Lisboa
    • - Universidade Estácio de Sá
  • Fotos

    amassa comendo-pizza o-toque mayna-crianca cimg7373 img00385