Em atividade há 30 aos, o CEC – Centro de Estudos da Criança é uma empresa especializada na prestação de serviços de saúde e educação. Nossa equipe se dedica a cuidar das pessoas com atendimento humanizado aliado a um profundo conhecimento técnico-científico.
Temos como prioridade promover e disseminar qualidade de vida e bem-estar.
Contamos com um grupo interdisciplinar altamente capacitado, que analisa e desenvolve projetos de desenvolvimento humano dentro dos novos paradigmas científicos, propondo intervenções que venham a qualificar e potencializar o indivíduo. Todos os nossos profissionais possuem pós-graduação e formação em cursos internos do próprio CEC.
Com abrangência em todo o Estado do Rio de Janeiro, nosso trabalho é desenvolvido em hospitais, clínicas ou domicílio. As jornadas de trabalho que incluem atendimento aos sábados e domingos.
Histórico
1982
Fundado pela educadora Rosa M. Prista, o CEC iniciou suas atividades em 1982 como centro de informação e atualização ao professor sobre o desenvolvimento infantil. Com o apoio de Iracema Meireles, educadora e fonoaudióloga, construiu e consolidou uma prática profunda e científica na educação. Em apenas um ano, o projeto alcançou outros setores: clínico, comunitário e de pesquisa.
1986
O CEC deu ênfase à integração psicomotora em todos os seus trabalhos, formulando novas concepções científicas a partir da formação profissional com Françoise Desobeau, na época membro do Instituto Alfred Binet em Paris. Estudos Junguianos foram representativos nessa fase.
![rosa-prista-fundadora rosa-prista-fundadora](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/rosa-prista-fundadora-300x225.jpg)
![primeiro-paciente-cec-encontre-se primeiro-paciente-cec-encontre-se](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/primeiro-paciente-cec-encontre-se.jpg)
1991
Rosa M. Prista recebe uma homenagem internacional, na Fundação Mensa (Holanda) pelo estudo sobre Superdotados e Psicomotricidade, tema de tese de mestrado. O trabalho se destacou pela ação criativa e intervenção social, sendo aclamado por educadores em diferentes partes do mundo.
Durante a visita à Europa, Rosa inicia contato com o Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha, criador da ciência da Motricidade Humana. Um estágio da educadora em Stuttgart, na Alemanha,deflagrou uma série de mudanças significativas na prática clínica e educacional da instituição.
1994
Introdutora das ideias do pedagogo francês Célestin Freinet no Brasil, a Dra. Flaviana Granzotto assiste a uma palestra de Rosa em Santa Catarina e fica impressionada com suas propostas e trabalho. Elas passam a se corresponder e colaborar diretamente nas fundamentações científicas do CEC.
![premiacao-holanda-1991 premiacao-holanda-1991](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/premiacao-holanda-1991.jpg)
2000
Reescrevendo a história institucional do CEC, são criados os Programas de Desenvolvimento, uma síntese de todas as contribuições metodológicas agregadas ao centro desde a sua criação. Esta releitura do trabalho em educação e saúde foi impulsionado por estudos em Stuttgart na Alemanha onde a convivência com pessoas com deficiência mental e doenças mentais foram decisivas.
De 2001 a 2003
– O CEC se torna centro formador de psicomotricistas e referência em metodologia sistêmica. Várias campanhas são implementadas para impedir que as famílias busquem a medicalização no cuidado com crianças e jovens hiperativas.
– Nesse mesmo período, a Sociedade Internacional de Motricidade Humana homenageou o trabalho do CEC e também o ineditismo das atividades desenvolvidas pelo Grupo Poesia em Movimento.
– O Conselho Regional de Psicologia homenageia Rosa M. Prista pelo destaque na área de Direitos Humanos.
![dra-flaviana-granzotto dra-flaviana-granzotto](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/dra-flaviana-granzotto-1.jpg)
2004
Depois de 20 anos de pesquisas, foram documentados esses programas e sua constituição na tese doutoral: “A Desumanização do Ser nas Escolas de Educação Especial. Um Estudo a Partir da Motricidade Humana”, defendida nos EUA pela Dra. Rosa M. Prista. O trabalho foi publicado na Bienal do Livro de 2009 – Rio Centro – Rio de Janeiro, sob o título: Deficiência Mental ao Espelho. A Humanização do Ser Através da Psicomotricidade. É um livro que denuncia o empobrecimento de jovens portadores de deficiência Mental e suas famílias por meio de ações educacionais empobrecedoras. O estudo propõe um trabalho neuropsicológico voltado à recuperação da saúde da pessoa portadora de deficiência e de sua família.
2006
Dra. Rosa recebe o título de especialista em Psicopedagogia pelo CRP-R, por sua inicial introdução do tema nos espaços do Conselho Regional de Psicologia, por produção científica e contato permanente com os estudos da psicopedagoga argentina Alicia Fernandez.[R3]
2007
A Dra. Rosa recebe o título de especialista em Neuropsicologia pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). E uma nova vertente se estabelece no CEC: o estudo de bioquímica cerebral e qualidade de vida. São desenvolvidos estudos nutricionais e motricidade humana. Pontes com a Homeopatia e a Acupuntura marcam um olhar sistêmico e uma prática transdisciplinar.
2012
– Em 28 de fevereiro, o CEC chega aos 31 anos de serviços sociais e científicos, não só atendendo à comunidade do Méier, mas às comunidades nacional e internacional.
– Ao completar 31 anos de existência sua fundadora se mantém à frente na supervisão de todos os trabalhos integrando toda esta trajetória na Metodologia Sistêmica, na qual aPedagogia Freinet e a Motricidade Humana estão integradas.
– Uma equipe de acadêmicos de Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Biomedicina, Musicoterapia, Psicopedagogia, Pedagogia e Educação Física (que no CEC recebe o nome de Motricidade Humana)lotam o espaço. São acadêmicos de diversas universidades e profissionais em busca de qualificação.
– O trabalho do CEC influencia socialmente o olhar sobre o autismo, criando os 14 ítens de renovação paradigmática na área e realizando pontes científicas com universidades americanas. É fundada a Escola de Autistas do Rio de Janeiro, espaço de investigação e estudos.
![professor-sidirley-jesus-barreto professor-sidirley-jesus-barreto](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/professor-sidirley-jesus-barreto.jpg)
2015
O Centro de Estudos da Criança cria o Ceptese (Centro de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Educação, Saúde e Esporte) e núcleos de pesquisa se estruturam na área da Motricidade Humana e Neurociências; Autismo, aprendizagem e desenvolvimento e Ser Atleta – intervenção neuropsicológica na área do esporte. Assim, com evidências científicas, o CEC organiza o Setor de Diagnóstico e desenvolve um olhar simples, profundo e científico capaz de compreender o ser humano em suas diferentes manifestações.
2016
– O CEC inicia uma revolução em seu espaço físico e cientifico trabalhando para se tornar referência mundial no diagnóstico, orientação e recuperação da aprendizagem e desenvolvimento humano.
– É lançada a publicação Triskel – Revista Cientifica Internacional de Motricidade Humana e Psicomotricidade,voltada ao setor de pós-graduação e à formação institucional. A revista oferece recursos técnicos para a fundação da Sociedade Internacional de Pesquisadores em Motricidade Humana e Psicomotricidade onde profissionais nacionais e internacionais dialogam pesquisas que permitam o avançar no trabalho do bebê ao idoso.
2017
– A empresa passa a pertencer ao BNI – Business Network International – 2Connect, que é uma organização internacional de referências de negócios, fundada por Ivan Misner.
– O CEC amplia sua plataforma de atuação implementando serviços de saúde em outras localidades do Estado do Rio de Janeiro.
– Une-se às empresas Acessium eCode4All e funda a Consultoria Com Sentido.
![roda-prista-bni roda-prista-bni](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/roda-prista-bni.jpg)
![dsc00875 dsc00875](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/dsc00875.jpg)
![dsc00862 dsc00862](http://www.encontresenocec.com.br/wp-content/uploads/2017/09/dsc00862.jpg)
Missão, Visão e Valores
Promoção de desenvolvimento e aprendizagem do bebê ao idoso dentro de uma perspectiva sistêmica onde a complexidade humana é respeitada em suas diversas dimensões: física, cognitiva, relacional, afetivo-emocional;.
Manter a atualidade científica nos diversos setores de aplicabilidade da metodologia sistêmica: educação – saúde – esporte;
Manter viva a intencionalidade, a dignidade,a integridade física, psíquica e social dos clientes mediando ações educacionais e terapêuticas que devolvam ao ser humano a sua capacidade de construir sua história com qualidade de vida;
Promover mediações frente a situações de risco garantindo os direitos humanos fundamentais;
- Tornar-se referência internacional no atendimento transdisciplinar em saúde em 2018;
- Tornar-se referência internacional no cuidado dos jovens atletas em 2020;
- Tornar-se referência brasileira no atendimento a capacitação de equipes de escolas e empresas em 2019;
Ética, diversidade, doação, respeito, afetividade, comunicação, transparência, comprometimento, cooperação, pluralidade, qualidade, trabalho em equipe.
A empresa calcada na filosofia da Motricidade Humana funda seus serviços em uma visão de homem empreendedor que por estar sintonizado consigo percebe as suas necessidades e vai buscar a completude destas faltas. Após satisfeito em suas próprias necessidades olha em torno e é capaz de ampliar vínculos intersubjetivos, ampliar seus canais de comunicação e ampliar o uso de seu potencial de inteligência em projetos coletivos.
Não temos soluções mágicas, rápidas ou infalíveis, mas temos movimento para curto, médio e longo prazo para procurar caminhos e encontrar soluções mediante ações que mantenham viva a intencionalidade de cada cliente.
- Geral: Difundir a metodologia sistêmica, na promoção do desenvolvimento e aprendizagem do bebê ao idoso no campo da educação, saúde e esporte transformando paradigmas científicos e garantindo os direitos humanos fundamentais;
- Específicos: Promover atendimento clínico personalizado de alta qualidade, com comprovação e controle cientifico de resultados;
- Proporcionar de serviços preventivos customizados de alto padrão, promotores de desenvolvimento e aprendizagem;
- Oferecer palestras, cursos de atualização, oficinas, cursos de formação e pós graduação voltados a aprendizagem e desenvolvimento humano numa perspectiva sistêmica de alta qualidade teórico-prática;
- Elaborar, coordenar e executar projetos sociais e sócio-ambientais que proporcionem a inclusão nas diversas esferas da vida;
- Elaborar e executar projetos vinculados a escolarização de pessoas – crianças, adolescentes, adultos e idosos – que não foram oportunizadas pela escolaridade formal , criando um espaço pedagógico diferenciado que promova o desenvolvimento real de suas potencialidades;
- Assessorar escolas, empresas, secretarias de educação e saúde implementando a metodologia sistêmica.