A Escola de Formação de Psicomotricistas Sistêmicos é mantida pelo CEC – Centro de Estudos da Criança que há 34 anos desenvolve pesquisas científicas, metodologias sistêmicas e mantém um trabalho diferenciado com famílias, crianças, adolescentes e adultos além de ter sido uma das pioneiras no Brasil no exercício de atitudes inclusivas. Com localização no bairro do Méier, Rio de Janeiro , é instituição premiada na Holanda pelo trabalho com superdotados/Altas Habilidades, Portugal pelo trabalho com pessoas com deficiência mental e no Panamá pela metodologia focada na expressão infantil.
Coordena a Escola de Formação a diretora cientifica do CEC – Rosa M. Prista e docentes com longa construção pessoal e profissional contemplando uma prática viva, alegre, dinâmica e transformadora do potencial humano.

Mantém contato efetivo com Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha, criador da Motricidade Humana, um dos pilares filosóficos desta linha metodológica. A equipe desta metodologia foi capacitada e orientada por este grande mestre e deixou eternizado um dos lemas desta formação: MOVO-ME, LOGO EXISTO, destituindo o slogan tão conhecido: PENSO, LOGO EXISTO!

manuel
Dr. Manuel Sergio Vieira e Cunha

Psicomotricidade Sistêmica
Um curso e dois certificados (pós graduação e/ou formação)

A Psicomotricidade Sistêmica possui os seguintes objetivos:

1- Mediar atividades de Educação Psicomotora como direito infantil prevenindo dificuldades nas relações, na aprendizagem e no desenvolvimento humano;

2- Estimular a neuroplasticidade cerebral e reorganização bioquímica através de uma prática livre, espontânea e expressiva;

3-Desenvolver bases estruturantes com famílias para a edificação de uma personalidade viva e dinâmica;

4- Estimular a construção de uma cidadania planetária em crianças , jovens e adultos baseado no exercício da afetividade, da comunicação, da cooperação e da documentação;

5- Mediar atividades psicomotoras que construam “Homens em Movimento” no exercício de sua intencionalidade operante;

6- Possibilitar a construção de diagnósticos e práticas sistêmicas de saúde a crianças, adolescentes , adultos e idosos;

7- Formar autores da própria história existencial;

8- Construir um olhar diferenciado sobre a construção de atletas dos departamentos infantil como de alto nível a partir de uma prática sistêmica e intercomunicante.

atividade-vivencial-cec
Atividade vivencial - pista Claudio Coutinho / RJ - 2014

O Curso de Pós graduação
360h (aulas teóricas e práticas)

Este é um curso com duração de 14 meses com aulas em um fim de semana por mês. Sugerimos este curso para profissionais de educação e saúde que desejam algo inovador. Que sintam a vontade de construir uma prática diferenciada, natural e ética com crianças, adolescentes, adultos e idosos .
É um curso que refuta todo e qualquer método condicionante do comportamento humano optando por uma metodologia sistêmica que resgata a AUTO-ORGANIZAÇÃO . Foca no processo dinâmico e intencional do ser humano oferecendo técnicas, processos e intervenções intercomunicantes.

Seu diferencial está na capacidade de construção de uma teoria praticada e uma prática teorizada. As aulas são dinâmicas e realizadas em diversos espaços naturais e na sede no Méier.

TÍTULO CONCEDIDO: Especialista em Psicomotricidade. Curso cadastrado no Portal MEC.

psicomotricidade-com-familias
A Psicomotricidade com famílias - Encontro na Floresta da Tijuca - 2016

O CURSO DE FORMAÇÃO - 720h

A Psicomotricidade Sistêmica é um caminho científico de aplicabilidade no estudo da relação humana promovendo o desenvolvimento do ser humano com qualidade e harmonia ao mobilizar os recursos internos do sujeito na relação com o mundo. Sua aplicabilidade permite a conscientização do Ser para a necessidade de um olhar para si e suas relações com os objetos e os outros. Estabelece a base do desenvolvimento humano descrevendo etapas e ações educativas para a construção de um Homem crítico e criativo, assim como mediações clínicas de resgate do potencial quando bloqueado nas relações sócio-culturais.

A Psicomotricidade Sistêmica foca a aprendizagem e o desenvolvimento humano da gestação, passando pelos bebês, pelos escolares, pelos superdotados, pelos deficientes e indo até o idoso oferecendo uma formação de base a profissionais de educação, saúde e esporte. Mas para “Ser Psicomotricista” há implicações e mergulhos profundos! Implica na ousadia de investir em sua FORMAÇÃO PESSOAL. Nenhuma formação acontece sem a sua intenção de mergulhar em si mesmo. Daí a diferença entre pós- graduação, chancelada por uma Universidade, curso que se compõem-se de disciplinas com diferentes professores. A Formação é um mergulho teórico-prático onde a vivência pessoal será o diferencial para uma construção sólida em Psicomotricidade. A coordenadora desta formação é sócio titular da ABP – Associação Brasileira de Psicomotricidade e apresentou à mesma um longo currículo de atividades, vivências e publicações em prol da Psicomotricidade.
Opcional de viagem internacional para Diálogos junto a Manuel Sérgio Vieira e Cunha.

TÍTULO CONCEDIDO: Psicomotricista com certificado da Escola de Formação de Psicomotricistas Sistêmicos e selo de certificação da ABP – Associação Brasileira de Psicomotricidade

formacao-psicomotricista2

MÓDULOS INTERNACIONAIS OPCIONAIS
MÓDULO 1 - PORTUGAL

O curso de formação e pós graduação em Psicomotricidade possui MÓDULOS INTERNACIONAIS OPCIONAIS

Dialogando com Manuel Sérgio e Anna Feitosa
Autoras importantes da base filosófica do curso.
Alunos foram partilhar da homenagem de Manuel Sérgio Vieira e Cunha na Assembléia da República conversaram , trocaram, encontraram a Anna Feitosa e descobriram o professor que desenhou a obra de P. Vayer.

TRISKEL
Revista Internacional de Motricidade Humana e Psicomotricidade

Curso de Pós Graduação Neurociência: Aprendizagem e desenvolvimento do Espectro Autista

whatsapp-image-2019-04-02-at-20.56.51

CONTATO

(21) 2269-6572

cecempreendedor@gmail.com

21 996698916

Fale direto com a coordenação

0

Digite o que deseja pesquisar e pressione [ENTER]